'Não me procures em qualquer lugar, pois não quero ser encontrada facilmente, me procures em sua memória, em suas ações. Não quero ser lembrada pelo que fui, quero ser lembrada pelo que fiz... Não acredite em tudo que ouve, afinal papai noel não existe, mentiras estão em todos os lugares. Não deixem de ser crianças, por que pureza e transparência só se tem nessa fase, hipocrisia faz parte do crescimento de grande parte.'

28 de fevereiro de 2010

Meio Cheio ou meio vazio?








É bem conhecida a metáfora do copo: a mesma quantidade de líquido num copo leva cada um a vê-lo de forma diversa e até antagónica. Uns, mais pessimistas, vê-lo-ão apenas meio vazio; outros, pelo contrário, valorizarão o fato de ele (já) estar meio cheio.
Psicólogos fazem essa pergunta para ver se és otimista ou pessimista. Se responder que prefere meio cheio, é por que vê a vida cheia de alegria, mas não necessariamente ache ela é fácil, mas vê que as coisas são boas e sempre tem um motivo para acontecer. Não sei se isso é bom ou ruim. Mas tem aqueles que respondem que preferem o copo meio vazio, essas, são as pessoas pessimistas, que sentem o prazer de reclamar dos problemas, e não vêem um motivo para rir disso.
Eis que um dia fizeram essa pergunta para mim, e como não deixo de pensar antes de responder, disse que para mim é a mesma coisa estar meio cheio ou mesmo vazio, era indiferente por que a quantidade água no copo era exatamente a mesma co. Me criticaram, disseram que eu cética, e que não tinha graça fazer essas perguntas para mim. A discussão foi longa, pois eu não entendia qual era o problema de dizer “a mesma coisa”. O assunto morreu, e eu nunca mais tinha falado sobre isso com ninguém. Mas, um dia, almoçando com a Gabi, Luizi,Thales e Ezequiel começamos a falar sobre psicopatas, e eu lancei a pergunta, não lembro exatamente quem respondeu o que, mas, o Ezequiel respondeu “a mesma coisa”, isso me chocou, por nunca ninguém tinha me dito esse tipo de coisa. Mas é isso que eu digo, alguém sempre pensa como você, e nesse caso, acho que somos realista, por acreditar que a mesma quantidade de alguma coisa não resulte em meio cheio ou meio vazio.
Pois bem, essa postagem eu dedico a ele, que pensa igual a mim, que age certas vezes parecido, e que se faz fundamental em muitos momentos da minha vida

Um comentário:

  1. Adorei!
    Sempre tem realmente alguém que pensa como nós.
    É fundamental a tua presença na minha vida, e não só pelo pensar, mais sim por todos os sentidos e tudo que um humano pode oferecer a outro.
    Beijo.

    ResponderExcluir