
É bem conhecida a metáfora do copo: a mesma quantidade de líquido num copo leva cada um a vê-lo de forma diversa e até antagónica. Uns, mais pessimistas, vê-lo-ão apenas meio vazio; outros, pelo contrário, valorizarão o fato de ele (já) estar meio cheio.
Psicólogos fazem essa pergunta para ver se és otimista ou pessimista. Se responder que prefere meio cheio, é por que vê a vida cheia de alegria, mas não necessariamente ache ela é fácil, mas vê que as coisas são boas e sempre tem um motivo para acontecer. Não sei se isso é bom ou ruim. Mas tem aqueles que respondem que preferem o copo meio vazio, essas, são as pessoas pessimistas, que sentem o prazer de reclamar dos problemas, e não vêem um motivo para rir disso.
Eis que um dia fizeram essa pergunta para mim, e como não deixo de pensar antes de responder, disse que para mim é a mesma coisa estar meio cheio ou mesmo vazio, era indiferente por que a quantidade água no copo era exatamente a mesma co. Me criticaram, disseram que eu cética, e que não tinha graça fazer essas perguntas para mim. A discussão foi longa, pois eu não entendia qual era o problema de dizer “a mesma coisa”. O assunto morreu, e eu nunca mais tinha falado sobre isso com ninguém. Mas, um dia, almoçando com a Gabi, Luizi,Thales e Ezequiel começamos a falar sobre psicopatas, e eu lancei a pergunta, não lembro exatamente quem respondeu o que, mas, o Ezequiel respondeu “a mesma coisa”, isso me chocou, por nunca ninguém tinha me dito esse tipo de coisa. Mas é isso que eu digo, alguém sempre pensa como você, e nesse caso, acho que somos realista, por acreditar que a mesma quantidade de alguma coisa não resulte em meio cheio ou meio vazio.
Pois bem, essa postagem eu dedico a ele, que pensa igual a mim, que age certas vezes parecido, e que se faz fundamental em muitos momentos da minha vida
♥