'Não me procures em qualquer lugar, pois não quero ser encontrada facilmente, me procures em sua memória, em suas ações. Não quero ser lembrada pelo que fui, quero ser lembrada pelo que fiz... Não acredite em tudo que ouve, afinal papai noel não existe, mentiras estão em todos os lugares. Não deixem de ser crianças, por que pureza e transparência só se tem nessa fase, hipocrisia faz parte do crescimento de grande parte.'

20 de dezembro de 2010

O que vamos mostrar para nossos filhos?


Pois é, antes de tudo, não sou mãe e nem estou grávida. Pronto agora posso começar a escrever.
Antigamente, bem antigamente, a mulher não saia de casa e o homem só trabalhava, vida pacata não? Pois bem continuarei, a mulher não era educada para trabalhar, e sim para passar roupa, lavar louça, cuidar do marido e educar os filhos. Era tradição. O homem por sua vez, era educado para sair, trabalhar, casar, chegar em casa e se atirar no sofá. Era tradição também. Com a evolução da sociedade, a visão machista foi duramente driblada e transformada numa visão mais liberal, as mulheres foram para fábricas e lojas, recebiam salários menores, trabalhavam mais, mas começaram a deixar de lado a 'boca do fogão'. Com a aparição do anticoncepcional as mulheres ganharam uma certa vantagem, a vantagem de poder escolher ter filhos, e assim podendo dedicar a eles toda a atenção e carinho planejados do mundo. Mais uma vez, a visão da sociedade mudou, e estamos como hoje. Mas e como estamos como hoje? Mulher presidente, ministra, deputada, senadora e vereadora. Mulher, engenheira, médica, eletricista e taxista. A mulher ocupou todos os lugares que quis ocupar, avançou torrencialmente em sua carreira, buscando sua história. Tá, mas e ai MARJORIE, onde está o assunto do título? Calma, já to chegando lá.
Sim, esse post é sobre filhos, mas jogar o assunto no ar, complica né? Bom, com a constante saída da mulher dos lares, as crianças começaram a ser criadas por outras pessoas, sejam essas pessoas, as babás, as empregadas, os familiares e o pior deles a mídia. A mídia tornou-se uma influência negativa na evolução da sociedade 'teen', e nessa 'mídia' incluo: Internet, televisão, videogames e bandas musicais. Vish, não posso chamar isso tudo de mídia, então vou colocar como tecnologia. A alguns anos atrás as crianças não podiam ter menos de 15 anos para ganhar um celular, não ficavam no computador mais de uma hora ou nem tinham computador, videogame era só para depois dos estudos e televisão era para assistir 'Ursinhos carinhosos, 'Caverna do Dragão e 'Doug', sim desenhos bem antigos e eu poderia citar ainda mais. Ou seja, elas eram mais 'pro-ativas', jogavam futebol, andavam de bicicleta, ficavam na rua pulando sapata até tarde da noite esperando a mãe chamar para a janta. Era um tempo muito bom, que evoluiu. Evoluiu para ruim, os desenhos ficaram mais agressivos, a internet virou a melhor amiga da criança, celular já é usado por crianças de 9 anos e as bandas agem como se os fãs fossem iguais a eles, trazendo então uma nova fase. A família RESTART, sério, eu não to falando aqui pq virou modinha, estou falando aqui, por que é ridículo ver crianças de 9 a 16 anos agindo como idiotas, ouvindo músicas com letras vazias, se vestindo de forma para chamar a atenção e realmente querem isso e usando cada vez mais química nos cabelos apra ficarem lisos. CADÊ A BERMUDA LARGA? Alooou! Obesidade infantil está ai, batendo na nossa porta... Geração Coca-cola é só um música. Abandonar os filhos para trabalhar NÃO É ESCAPISMO para sua falta de tempo, sua frustração com a política e sua preocupação com o dinheiro. Entregar um celular ou computador para o filho não tira dos pais a obrigação de cria-los e educa-los. O crack mata, a bebida vicia, o cigarro destroi e o sexo aumenta a natalidade. Então, você acha que as crianças procuram isso na Internet? Não, não procuram, por que a tecnologia infelizmente não traz discernimento.

Um comentário:

  1. eu diria q involuiu.
    Essa coisa toda de os pais sairem pra tarabalhar,atrapalhou bem a educação dos filhos..Q são educados por aqueles que não são obrigados a educar..ou educam da mesma forma que educam os próprios.

    Os pais que trabalham fora,qnd chegam em casa ficam com pena de brigar com o sfilhos,ou qrem ser 'melhores pais' que seu sp´roprios e se tornam liberais,ou no outro caso,com medo do filho se disvirtuar,se tornam autoritários..sempre em cima do filho,brigando,sem dialogar.E é isso que falta: diálogo,com ele poderia ficar melhor...Mas infelizmente há pais que são péssiams pessoas do mesmo jeito...Tenho alguns exemplos,da minha própria aula de Psico. do Desenvolvimento I...Pais que estimulam a sexualidade dos filhos,antes da hora,ou que nao estimulam o q deveria,por exemplo: a criaividade.
    O mundo ta confuso e conturbado..E nós,jovens que temos algum valor e discernimento,sobra a responsabilidade de tentar mostrar isso tudo...

    ResponderExcluir